10:00h às 15:00h
SWING DA RIO com Marcão Negrão
Você está ouvindo
RIO FM 102.3 - A MAIS OUVIDA!
Siga a Rio FM

Perímetro irrigado de Itabaiana produz alimentos doados para 600 famílias em Santa Rosa de Lima

Iniciativa realizada por meio do PAA fortalece a segurança alimentar da população vulnerável e a valorização do trabalho da Agricultura Familiar


28/12/2025 09:41

Cerca de 600 famílias de Santa Rosa Rosa de Lima, leste sergipano, receberão durante dez meses um total de 28,2 toneladas de alimentos cultivados por outras 22 famílias inseridas no Perímetro Irrigado Poção da Ribeira, mantido pelo Governo do Estado em Itabaiana, no agreste central. Desde novembro, são quatro desses perímetros participando do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio de cinco associações. Na modalidade compra com doação simultânea, o PAA fortalece a segurança alimentar para a população carente e a valorização do trabalho da Agricultura Familiar.

É a Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) — empresa pública vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) — que atende esses agricultores, com assistência técnica e irrigação diária para produzir o ano inteiro nos perímetros. Assim, é possível para eles atenderem à demanda do programa e continuar a abastecer a clientela. Os irrigantes também recebem da empresa um assessoramento para participar do PAA. Segundo o gerente e técnico agrícola do perímetro Ribeira, Augusto César Rocha, toda logística é respaldada pela Coderse. “As Associações têm que criar o CNPJ, ter uma parte física; mas internet, computação, eles não têm. Fazemos reuniões com as pessoas que desejam ingressar no PAA, com a ata das que participarão e os produtos que serão entregues por elas. Fazemos o cadastramento no Sistema de Cadastro Nacional (Sican). Então, a Coderse é essencial”, informou César Rocha. Ele disse ainda que a equipe da companhia colabora com o planejamento das lavouras, conforme a demanda do ciclo de entregas da produção. No Ribeira estão participando do PAA os irrigantes da Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Lagoa do Forno.

Joelma Silva Santos é agricultora assistida com a irrigação do Ribeira, onde produz coentro, alface, cebolinha, rúcula para comercializar em Itabaiana, em Salvador/BA e por dez meses entregar ao PAA. “A irrigação tem que ter, porque se não for ela também não temos nada. Mas os preços das verduras estão todos baratos e é uma coisa a mais o PAA, uma entrega dessa vale a pena”, justificou, satisfeita por sua produção ajudar às famílias vulneráveis.

Produtor irrigante no Ribeira há 30 anos, Carlos da Silva Santos sempre trabalhou na produção de hortaliças. Para ele, participar das entregas do PAA é uma maneira de garantir aos seus produtos um preço melhor e fixo, sem variação de mercado e durante toda vigência do programa. “Pagando com o precinho bom, compensa entregar. O programa está andando”. O agricultor valoriza o fato de o programa levar esses alimentos para pessoas com carência nutricional e que realmente estão precisando das doações.

Segurança alimentar

Os alimentos entregues ao PAA fazem parte de uma dieta alimentar elaborada para atender às necessidades nutricionais diárias das pessoas beneficiadas. Por isso a lista de produtos doados é variada, contendo itens como alface, abóbora, acerola, batata-doce, cebolinha, goiaba, macaxeira, melancia, pimentão, tomate entre muitos outros.

Em novembro, cinco associações em quatro perímetros irrigados — Lagarto, no centro-sul; Canindé de São Francisco, no alto Sertão; Malhador e Itabaiana, no agreste — começaram a entrega de mais de 230 toneladas de produtos. São 127 famílias de agricultores que serão remuneradas durante os dez meses, em R$ 1.269.979,00. Na outra ponta, são beneficiadas pelos alimentos da irrigação estadual no PAA, aproximadamente 3.100 famílias, também de Lagarto, Canindé, Santa Rosa de Lima, Divina Pastora e General Maynard, no leste sergipano.

Santa Rosa de Lima

Natural de Santa Rosa de Lima, Roberta dos Santos considera positiva a economia que as famílias têm, em conjunto com a oportunidade de as pessoas fazerem refeições mais saudáveis. “Faz bem para a comunidade. Ajuda muito, porque tem pessoas que não podem comprar”, disse a beneficiária dos alimentos do PAA. 

Secretário adjunto de Assistência Social e do Trabalho do município, José Everton Almeida informou que as doações feitas via PAA reforçam os programas assistenciais desenvolvidos pela prefeitura. “Foi de grande importância a Coderse nessa grande parceria de trabalho com a assistência social para desenvolvermos um trabalho de levar cada vez mais a Feira Verde para as famílias de nossa cidade. Às pessoas do Banco de Alimentos, do ‘Criança Feliz’, aos idosos. Eles aprovam os produtos de boa qualidade”, destacou.

Em Santa Rosa de Lima, o diretor-presidente da Coderse, Paulo Sobral, participou de uma das primeiras entregas desta edição das doações, via PAA da Conab, a partir dos alimentos dos perímetros. “É uma satisfação estar em Santa Rosa, num momento em que o Governo do Estado vem facilitar o acesso da população a esses alimentos, por meio da irrigação fornecida pelo Coderse. Este tipo de ação agrega valor ao nosso trabalho, enquanto empresa, além de beneficiar a população carente e o produtor”, pontuou.  

por Governo de Sergipe

Outras Notícias