06:00h às 08:00h
Socorro Capitão com Capitão Samuel
Você está ouvindo
RIO FM 102.3 - A MAIS OUVIDA!
Siga a Rio FM

Geddel pede ao STF transferência da Papuda para presídio em Salvador


18/06/2019 11:37

Preso desde 2017 no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília (DF), o ex-ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima (MDB-BA) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para ser transferido para algum presídio em Salvador (BA), onde mora sua família.

O pedido será analisado pelo ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, que analisa o caso em que a Polícia Federal encontrou, em setembro de 2017, malas com R$ 51 milhões em um apartamento utilizado por Geddel, em Salvador.

Para poder tomar sua decisão, Fachin cobrou uma série de informações, a exemplo da existência ou não de vagas nas unidades prisionais da capital baiana; quais condições de alojamento; se há outros processos contra o ex-ministro na Justiça do DF; e se a Papuda considera conveniente o deslocamento para Salvador.

A ação penal que tem Geddel como réu no STF entrou na última fase antes do julgamento, em maio. Após a revisão do processo, o ex-ministro será julgado.

Ex-ministro da Integração Nacional por três anos no governo de Lula, entre 2007 e 2010, Geddel assumiu a Secretaria de Governo do governo de Michel Temer, entre maio e novembro de 2016.

A Procuradoria Geral da República (PGR) denunciou que a origem dos R$ 51 milhões apreendidos em Salvador é criminosa, fruto de propinas da construtora Odebrecht; repasses do operador financeiro Lúcio Funaro; e desvios de políticos do MDB.

A defesa de Geddel aponta “nulidades” no processo, como o fato de o dinheiro ter sido encontrado após denúncia anônima e sem a identificação dos policiais que foram ao apartamento pela primeira vez.
 
Fonte: Diário do Poder

Outras Notícias