
Uma baleia da espécie jubarte foi encontrada morta na manhã deste domingo (25) na Praia da Costa, no município da Barra dos Coqueiros, região da Grande Aracaju.
De acordo com a Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (Adema), o mamífero media aproximadamente 15 metros. A espécie costuma, nesta época do ano, em período de acasalamento realizar sua rota migratória a procura de águas mais quentes na região Nordeste do Brasil.
Ainda segundo a Adema, o animal havia sido avistado há alguns dias boiando, já em óbito, próximo às plataformas da Petrobras, sendo a força da maré ter deslocado o animal até a praia, onde encontra-se.
Os técnicos coletaram material biológico da baleia para enviar à análise e posteriormente ter a confirmação da causa da morte.
Encalhes de baleias jubarte pelo Brasil
Segundo o Projeto Baleia Jubarte, foram 48 encalhes nos seis primeiros meses do ano, enquanto o recorde anterior ocorreu em 2016, com 22 casos documentados, desde o início da sistematização dos dados em 2002. Neste ano, os registros de encalhe foram só de animais já mortos.
O número de encalhes no primeiro semestre de 2021 já superou os encalhes registrados nos doze meses dos anos de 2002 até 2009, 2011, 2012 e 2015. Além desses 48 encalhes até junho, outros 26 já ocorreram no mês de julho, somando 74 até agora.
Fonte: G1/SE