Policial que atirou contra designer é indiciado por homicídio culposo
O policial civil José Humberto, responsável pelo disparo que matou o designer Clautenis José dos Santos, de 37 anos, durante uma abordagem no dia 8 de abril, foi indiciado por homicídio culposo (quando não há intenção de matar, mas se assume o risco). Essa foi a conclusão do inquérito presidido pelo delegado Júlio Flávio Prado, da Corregedoria da Polícia Civil. Durante os mais de dois meses de investigação, sete laudos foram efetuados e diversas testemunhas foram ouvidas. O inquérito já foi remetido para o Poder Judiciário e tramita na 5ª Vara Criminal.
De acordo com o delegado, com base nos resultados das perícias, o entendimento é que o policial José Humberto não agiu como deveria na ocorrência. “O disparo contra a vítima foi um equívoco, tanto é que nós o indiciamos por homicídio culposo. Chegamos a conclusão que faltou prudência ao policial naquele momento, mas assim como chegamos a conclusão também que ele não chegou ali com a intenção de tirar a vida da vítima”, detalhou.
Os outros dois policiais que também participaram da abordagem, de primeiros nomes Bruno e Valdemar, e que também fizeram disparos de contenção no local da abordagem, saíram ilesos no inquérito porque a perícia não conseguiu identificar de onde partiu o disparo que atingiu a perna do motorista de aplicativo, Eduardo. “O próprio Eduardo em depoimento não sabe dizer de onde partiu o tiro. O disparo atravessou a perna dele e nós não encontramos o projétil no local, o que dificultou o trabalho da perícia”, explicou Júlio.
Fonte: Infonet