Prefeitura de Aracaju e TCE firmam convênio para auditoria do financiamento de R$ 350 milhões junto ao BID
Recursos serão utilizados em diversas obras de infraestrutura urbana, entre elas a construção de 600 casas.

A Prefeitura de Aracaju informou, na manhã desta segunda-feira (13), que firmou um convênio de auditoria externa com o Tribunal de Contas do Estado, durante uma solenidade virtual.
Pelo acordo de cooperação, os técnicos do TCE farão o acompanhamento da execução do financiamento de 75 milhões de dólares (mais de R$ 350 milhões) da administração municipal junto ao Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID).
Os recursos serão utilizados em diversas obras de infraestrutura urbana, entre elas a Avenida Perimetral Oeste, a revitalização do Parque da Sementeira, a construção de mais de 600 casas, praças, ecopontos, entre outras iniciativas.
Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira, a parceria tem grande significado, pois é o maior contrato já assinado pela administração municipal junto a um órgão internacional que será fiscalizado pelo Tribunal de Contas do Estado.
“É momento de muita felicidade dar mais um passo na concretização deste financiamento histórico. É a segunda vez que eu, como prefeito, assino um contrato deste tipo com o BID, um projeto que vai marcar a nossa cidade, sobretudo as áreas mais carentes, pois levaremos obras de infraestrutura urbana transformadoras”, disse.
Edvaldo explicou que O BID nos dá duas opções em relação à fiscalização do contrato: contratar uma auditoria independente ou firmar um convênio com o TCE. “Nós optamos pelo TCE, pois confiamos, respeitamos e temos consciência de que o tribunal realizará um trabalho muito bem feito”, afirmou.
O presidente do TCE, Luiz Augusto Carvalho Ribeiro, comemorou a assinatura do convênio. “Assinamos este convênio que será de grande valia para a Prefeitura de Aracaju desenvolver seu trabalho em benefício da capital dos sergipanos. O TCE se coloca à disposição dos sergipanos para, por meio deste acordo de cooperação técnica, para auditar o contrato de empréstimo firmado entre a Prefeitura e o BID. O nosso Tribunal é uma instituição capaz de realizar esta auditoria. Ao permitir este convênio, o BID atesta a nossa capacidade e reconhece que temos um corpo técnico bastante qualificado, que desenvolverá o trabalho conforme as normas internacionais de auditoria”, declarou.
Participaram da solenidade virtual os secretários Carlos Cauê (Comunicação), Sérgio Ferrari (Obras e Urbanização), Eliziário Sobral (Controladoria Geral do Município) e Jefferson Passos (Fazenda), além de técnicos da Prefeitura e do TCE.
Fonte: G1/SE