Programa previdenciário orienta segurado e agiliza aposentadoria
Cartilhas e atividades ajudam segurados e servidores a viabilizar os processos

Na manhã desta terça-feira, 27, o diretor-presidente do Sergipe Previdência, José Roberto de Lima Andrade, concedeu entrevista ao Jornal da Rio, e falou do programa Educação Previdenciária, que disponibiliza cartilhas e atividades, para os segurados e seus dependentes, ofertando ações e conhecimentos básicos sobre finanças e previdência. O plano oferece, aos servidores públicos estaduais, capacitações para otimizar o atendimento
Lima disse que o projeto foi lançado em parceria pela Sergipe Previdência e a Secretaria de Estado da Administração (Sead). “O projeto faz parte do Programa Estadual de Educação Previdenciária (PEEP), que é formado por uma série de cartilhas e atividades. O projeto é direcionado a todas as pessoas envolvidas com serviços de concessão de aposentadoria e de pensão, do Governo do Estado”, disse o diretor-presidente.
Ele atentou que as cartilhas serão úteis tanto para os servidores ativos, quanto para os aposentados, pensionistas e dependentes previdenciários até as equipes de Recursos Humanos das secretarias e órgãos, e dos Conselhos Deliberativo e de Previdência Estaduais.
Durante a entrevista, ele observou que as cartilhas esclarecem quais são as regras e os documentos obrigatórios para os pedidos de concessão de aposentadoria e de pensão. Mas o projeto não fica por ai, e oferece para os segurados dicas de educação Financeira, que segundo Lima, se faz extremamente necessária, em especial nesse momento de pandemia e crise econômica.
Dados
José Roberto de Lima atentou que Sergipe tem hoje 60 mil aposentados e pensionistas, que serão beneficiados com as cartilhas informativas. Ele ressaltou que hoje o sistema é praticamente todo informatizado e a perspectiva é que passe a ser 100%. “Mesmo assim, para aqueles que sentem dificuldade com a tecnologia estaremos aqui para esclarecer as dúvidas e ajudar no que for necessário” certificou.
Ele fez um apelo para que os servidores ativos e os inativos façam sua atualização de dados para facilitar a comunicação e agilizar os processos de aposentadoria ou noutros requerimentos.