´Invasão de caranguejos´ em praia de Brejo Grande é um fenômeno natural, diz Ibama
Órgãos ambientais acompanham a situação e orientam pescadores.
Milhares de caranguejos foram encontrados por pescadores em uma praia do Povoado Saramen, no município de Brejo Grande, nesta terça-feira (8). Os crustáceos estavam aparentemente debilitados, em meio ao sargaço, que é o resto de plantas aquáticas arrastadas pela força do rio, e alguns estavam mortos.
De acordo com o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Sergipe, Fausto Leite, a ‘invasão dos caranguejos’ é um fenômeno natural provocado pela cheia do Rio São Francisco.
“Os caranguejos estão de andada e migraram para praia, já que o mangue foi inundado. Eles estão em um período de vulnerabilidade, com os cascos mais leves e a exposição por muito tempo ao sol pode ter provocado a morte de alguns deles”, detalhou, o superintendente.
Ele ainda informou que uma equipe do Ibama está no município de Brejo Grande para acompanhar a situação e para orientar os pescadores da região. A Administração Estadual do Meio Ambiente também enviou uma equipe para o município.
Fonte: G1/SE