Chesf reduz vazão da usina hidrelétrica de Xingó
O controle das vazões na Bacia do Velho Chico é feito para assegurar a manutenção dos reservatórios num patamar de segurança hídrica.
A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que a Usina de Xingó reduziu a vazão de 2.000 m³/s para 1.500 m³/s em virtude do processo de otimização energética para atendimento do Sistema Interligado Nacional – SIN, conforme determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS).
O controle das vazões na Bacia do Velho Chico é feito para assegurar a manutenção dos reservatórios num patamar de segurança hídrica para o período seco, que seguirá de maio a novembro. “Com os reservatórios cheios, teremos a tranquilidade da geração e do abastecimento humano para usos múltiplos”, explicou João Henrique Franklin, diretor de Operação da Companhia.
A situação hidrológica no Rio São Francisco é permanentemente monitorada pela Chesf, que pode alterar a vazão de acordo com a evolução nos índices pluviométricos ou com a necessidade de geração, conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
A Companhia orienta que se deve ocupar as áreas no leito do rio, diante de eventual aumento no nível das águas
Fonte:G1/SE