Empresa dona dos cafés Pelé, Pilão e Peet’s compra a marca Maratá, de Sergipe
Com a compra, a JDE Peet’s, segundo maior produtor de café do mundo, pretende expandir sua atuação no mercado no Nordeste, com foco maior em países emergentes
A JDE Peet’s, empresa americana-holandesa que no Brasil é dona das marcas Café
Pelé, Pilão e Café do Ponto, planeja comprar os negócios de café e chá
do Grupo Maratá, do empresário sergipano José Augusto Vieira. O negócio
impulsiona o foco em mercados emergentes do segundo maior produtor de café do
mundo.
A JDE Peet’s anunciou a aquisição em um comunicado na segunda-feira (24). A
empresa já possui três fábricas no país, e os negócios da Maratá, que estão
predominantemente no Nordeste, irão complementar suas marcas existentes, que são
vendidas principalmente nas regiões sul do Brasil.
O retorno da alta inflação tem impactado os consumidores em países desenvolvidos,
levando os compradores a procurarem opções mais econômicas. Empresas de bens
de consumo têm encontrado uma resistência um pouco maior em países emergentes,
onde os compradores estão mais acostumados com aumentos acentuados de preços.
A Maratá, que possui as marcas brasileiras de café e chá Café Maratá e Chá Maratá,
foi fundada em 1962 e possui 1.200 funcionários. A JDE Peet’s foi formada em 2019
após a JAB Holding fundir seus negócios Jacobs Douwe Egberts e Peet’s Coffee,
tendo feito sua listagem em Amsterdã em 2020.
A transação está prevista para ser concluída em 2024.