ONS vê falha em rede da Eletrobras, mas não encontra causas técnicas do apagão; ministro defende investigação da PF

Apagão atingiu praticamente todos os estados brasileiros e cerca de 29 milhões de unidades consumidoras nesta terça. Foi detectada uma falha em uma linha de transmissão da Chesf, subsidiária da Eletrobras, mas evento por si só não causaria apagão, dissera


O ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, afirmou na noite desta quarta-feira (16) que "mais do que nunca" a Polícia Federal deve apurar as razões que levaram ao apagão da terça (15). Ele disse que o Operador Nacional do Sistema (ONS) ainda não encontrou as causas técnicas.


O apagão atingiu praticamente todos os estados brasileiros e cerca de 29 milhões de unidades consumidoras, como residências, comércios, escolas e hospitais.

ministroenergia-rederio1_df2423e43093a20af066.jpeg
Foto: Reprodução/TV Globo

Nota da Eletrobras
 
Em nota divulgada na noite desta quarta, a Eletrobras afirmou que detectou o problema na linha Quixadá-Fortaleza milissegundos antes do apagão nacional. Na linha do que disseram o ministro e o ONS, a Eletrobras declarou que isso, por si só, não pode ser causa do apagão.
"Ressalta-se que o desligamento da citada linha de transmissão, de forma isolada, não seria suficiente para a abrangência e repercussão sistêmica do ocorrido. As redes de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SNI) são planejadas pelo critério de confiabilidade", diz a empresa.

Por Ana Paula Castro, TV Globo — Brasília
Link para matéria completa: g1.globo.com