06:00h às 08:00h
JORNAL DA RIO 1ª EDIÇÃO com Messias Carvalho
Você está ouvindo
RIO FM 102.3 - A MAIS OUVIDA!
Siga a Rio FM

Ministro da Saúde nomeia novo coordenador do Programa Nacional de Imunizações

Ricargo Queiroz Gurgel é especialista em pediatria e participa de pesquisas sobre vacina da dengue.


06/10/2021 10:39

whatsapp-image-2021-10-06-at-08-18-23_6c7bcf25214b2f5b187aac85e797.jpeg

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nomeou para o cargo de coordenador de Programa Nacional de Imunizações (PNI) o médico Ricardo Queiroz Gurgel. A nomeação foi publicada na edição desta quarta-feira (6) do "Diário Oficial da União".


A definição sobre o novo coordenador do PNI ocorre três meses depois de a ocupante anterior do cargo, Francieli Fantinato, deixar o governo. Segundo Queiroga, Francieli pediu para sair.


Ela estava no cargo desde outubro de 2019 e deixou o PNI em julho, um dia antes de prestar depoimento à CPI da Covid.


Na comissão, Francieli listou uma série de entraves à vacinação contra a Covid no país.


Afirmou também ter deixado o cargo após a "politização" da vacinação no Brasil e declarações de autoridades que colocaram em dúvida a eficácia dos imunizantes.

Currículo do novo coordenador 

De acordo com seu currículo na página do CNPq, Ricardo Queiroz Gurgel tem mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade de São Paulo e doutorado sobre o mesmo tema, na mesma instituição.


Atualmente, é professor titular de pediatria e coordenador do Programa de pós-graduação em ciências da saúde na Universidade Federal de Sergipe (UFS).


Ao longo da carreira, tem se dedicado a estudos na área materno-infantil e sobre questões epidemiológicas e sociais que afetam a saúde de mães e recém-nascidos.


Na área de vacinas, Gurgel trabalha atualmente como investigador principal de um estudo clínico de aprovação da vacina tetravalente contra a dengue, conduzido pelo Instituto Butantan.


Atua também em estudos sobre a aplicação de vacinas em crianças, com ênfase em imunizantes contra o rotavírus.

Fonte: G1/SE

Outras Notícias